O RPA nada mais é do que uma aplicação “robô” desenvolvida para executar tarefas repetitivas em seu escritório.
Esse é um avanço significativo quando falamos na modernização de um negócio. Afinal, para uma empresa começar sua transformação digital, um dos primeiros passos a serem dados é a automatização de processos.

O RPA nada mais é do que uma aplicação “robô” desenvolvida para executar tarefas repetitivas em seu escritório.

Muitos podem confundi-lo com Inteligência Artificial (calma, pois não é bem assim). Outros imaginam um robô físico que executa suas atividades no chão de fábrica.

Na verdade, RPA é um mecanismo extremamente eficiente para quando se fala de automação dos processos repetitivos. Uma tecnologia funcional no contexto atual e futuro.

De fato, é uma aplicação que qualquer empresa — especialmente a sua — deve possuir para se posicionar à frente da concorrência.

Não é atoa que Rafael Costa, diretor de Crédito Imobiliário do Itaú, explica que a RPA traz velocidade de implantação, manutenção simples e facilidade de mudanças de parâmetros, entre outros benefícios.

O QUE É RPA DE FATO E COMO ELE PODE AJUDAR SUA EMPRESA?

RPA é uma aplicação tecnológica que visa automatizar processos corporativos repetitivos, isso com o uso de ferramentas específicas e estruturadas capazes de executar tais tarefas.

Uma organização que faz uso dessa tecnologia certamente tem funcionários e equipes focados em tarefas mais estratégicas.

Pense bem:

Algumas atividades realizadas diariamente, principalmente as operacionais e transacionais, demandam que a sua equipe invista muito tempo para realizá-las.

Entre elas, elencamos verificação de dados financeiros, a análise de certidões negativas e administração das folhas de pagamentos como exemplos.

Utilizando o RPA em suas operações, essas tarefas e muitas outras são totalmente automatizadas, otimizando o tempo de seus colaboradores e dando a oportunidade de atuação em atividades mais nobres.

Vale lembrar que as possibilidades de áreas de atuação dos robôs são múltiplas. Por isso, você pode automatizar grande parte de seus processos, independentemente do segmento do seu negócio.

QUAIS SETORES PODEM SE BENEFICIAR COM O RPA?

O RPA é extremamente utilizado em gestão de relacionamento com os clientes, os famosos CRM’s. O motivo é bem simples: os processos de comunicação e integração de dados desse setor é repleto de tarefas repetitivas e em massa.

Mas a verdade é que, além dessa aplicação, o RPA pode ser encaixado em várias demandas dentro de uma empresa. Em especial as administrativas.

Entre essas aplicações, selecionamos as principais que o mercado já relaciona com o uso de uma solução RPA, veja só:

· Envio de notificações;

· Cobrança de clientes;

· Processar de pedidos;

· Geração de relatórios;

· Monitoramento de tarefas;

· Cálculos financeiros complexos;

· Gerenciamento do banco de currículos;

· Atualização de perfis de clientes e colaboradores;

· Registrar, modificar, validar e analisar informações;

· Exclusão de contas fraudulentas de sistemas e plataformas.

Ou seja, como é possível ver, são aplicações gerais e em comum nas empresas de diferentes áreas de atuação.

A sua empresa já embarcou nessa jornada?

Trata-se de uma decisão de negócios definitiva, capaz de colocar seu negócio em outro patamar, ou seja, de aprimorar suas taxas de produtividade e melhorar entregas.

Compartilhe:

Denúncia

Enviar mensagem Anônima?*